Ficou com dúvidas?

Confira as dúvidas mais frequentes

O que é o Funcional Multi

O Funcional Multi é um cartão multibenefícios com a bandeira Mastercard, e funciona como um cartão de crédito pré-pago. Ele reúne os benefícios mais comuns das grandes corporações, como alimentação, refeição, farmácia e até mobilidade, tudo em um só lugar. É a solução perfeita para quem busca simplificar a vida dos funcionários com benefícios eficientes.
Além disso o Funcional Multi não vem sozinho; ele traz consigo uma dupla imbatível: o Portal RH e o App.

Essas ferramentas inteligentes facilitam o acesso e a gestão dos benefícios tanto para empresas quanto para funcionários. Os gestores de RH conseguem administrar os benefícios dos funcionários, fazer recargas nos cartões, além de acompanhar as despesas, tudo através do Portal RH. Os colaboradores podem usar o App para conferir seus saldos, verificar transações e até mesmo pagar com aproximação em estabelecimentos que aceitem Mastercard.

O Funcional Multi não é apenas um cartão, é uma revolução na administração de benefícios. Ele tira a burocracia do caminho e dá a liberdade que todos merecem para desfrutar ao máximo estes benefícios incríveis. Um cartão, todos os benefícios!

O MCC, ou código de atividade, é uma espécie de GPS da sua transação, ajudando a definir em qual categoria o comerciante se encaixa. Isso é crucial para garantir que o saldo da sua carteira seja deduzido da maneira certa.

Por exemplo, se você faz compras em um supermercado com um MCC compatível, o dinheiro sai da sua carteira de Alimentação, mantendo tudo no caminho certo. 😉🛒💳

Diferente de outros cartões Multibenefícios, o Funcional Multi é o tipo que curte a festa em todas as eWallets (Samsung Pay, Google Pay e Apple Pay).
Por enquanto ainda não é possivel utilizar o Funcional Multi em outros países. Mas fique atento as novidades, em breve teremos mais esse benefício disponível para você!

O seu Funcional Multi funciona exclusivamente na função Crédito! Portanto, sempre que fizer compras, lembre-se de informar ao estabelecimento que deseja pagar com cartão de Crédito. Se tentar efetuar o pagamento na função Débito ou Vale Refeição/Alimentação, a transação não será aprovada.

Uma informação importante: o Cartão Funcional Multi é um Mastercard Crédito Pré-Pago. Como é pré-pago, as compras não podem ser parceladas, mesmo sendo um cartão de crédito.

Além disso, por ser pré-pago, não existe um limite de crédito e não há datas de vencimento, como em um cartão de crédito pós-pago. Você só pode efetuar compras com o saldo disponível creditado pela sua empresa. 😄💳🚫🔒

Dúvidas sobre cartão e app (para colaboradores)

Sim, claro. O acesso à sua conta pessoal pode ser feita através do link https://admin-website-uat.web.app onde será possível realizar as principais ações, como bloqueio de cartão em caso de perca, e claro, ver os saldos.
Caso ainda tenha dificuldades, sugerimos que solicite a ajuda da área de Recursos Humanos (RHs) e gestores de benefícios de sua empresa.

Para atualizar o seu e-mail cadastrado no App, siga os passos:

  1. No canto inferior direito do aplicativo, selecione a opção “MAIS”:
  2. Na opção “meus dados”, clique no Editar ao lado do e-mail cadastrado;
  3. Insira a senha de acesso do seu aplicativo e clique em “Trocar e-mail’.
    Sem complicação! 😎

Fique tranquilo(a), estamos aqui para ajudar! Se você identificou uma compra não reconhecida em seus cartões (físico ou virtual), siga os passos abaixo para resolver essa situação:

Passo 1: Bloqueio Preventivo

O primeiro passo é fazer o bloqueio preventivo do seu Funcional Multi diretamente pelo aplicativo. Isso evita que novas compras não reconhecidas sejam realizadas. Para bloquear o seu cartão, siga os passos:

  • No canto inferior direito do aplicativo, selecione a opção “MAIS”:
  • Na opção “cartão bloqueado”, ative a opção SIM.

Verifique o extrato do aplicativo para conferir a data e o horário em que a transação não reconhecida ocorreu. Lembre-se de que os nomes dos estabelecimentos podem não corresponder ao nome comercial que você está acostumado, e o local da transação pode ser diferente do nome do estabelecimento. Certifique-se de que a compra não foi feita por você ou alguém de confiança.

Passo 3: Desbloqueio (Se Identificar a Compra)

Se conseguir identificar a compra e confirmar que é legítima, você pode desbloquear seus cartões no aplicativo. Basta voltar ao menu “MAIS” e:

    1. Na opção “cartão bloqueado”, ative a opção NÃO;
  • Insira a senha do seu cartão e clique em Desbloquear Cartão.

Passo 4: Contato com o Estabelecimento

Se a transação não reconhecida for de um estabelecimento que você reconhece, mas o valor é diferente do esperado, recomendamos entrar em contato diretamente com o suporte do estabelecimento. Eles podem esclarecer a cobrança e, se necessário, realizar um estorno.

Passo 5: Pedido de Contestação

Se, após todas as verificações, você ainda não reconhece a transação, mantenha seus cartões bloqueados e entre em contato com o nosso time para solicitar ajuda. 

Após seguir esses passos, seus cartões permanecerão temporariamente bloqueados para evitar transações indesejadas, 

Estamos sempre à disposição para oferecer suporte! 😊

Baixe o App Funcional Multi, de acordo com o sistema operacional do seu Smartphone (App Store para IOS e Google Play para Android). Agora, é só realizar o cadastro para criar e ativar sua conta, com toda a segurança, seguindo os passos:

  1. Quero me cadastrar, e em seguida, clique em “Continuar”;
  2. Insira o seu nome e sobrenome, o e-mail que deseja cadastrar, o seu CPF e por último crie a sua senha;
  3. Confirme a ativação da conta por meio do seu e-mail cadastrado.


Agora é só aproveitar! Sua vida pode ser Multi, sem complicações. 

Os prazos de entrega podem apresentar variações significativas dependendo da localidade. Em geral, nossa estimativa de entrega gira em torno de 3 a 7 dias úteis, mas esse período pode variar de acordo com a opção de envio selecionada por sua empresa e localidade.

Agora, é só aguardar para que seu Funcional Multi chegue logo às suas mãos. Tenho certeza de que você vai adorar! 🚚📦😃

Quando perceber que perdeu seu cartão, não perca tempo! Vá lá e bloqueie pelo aplicativo. Isso evita que alguém faça compras indevidas enquanto você procura o cartão. E, se você o encontrar, pode ativá-lo novamente no app. Fácil, né?

Basta seguir esses passos:

→ No canto inferior direito do aplicativo, selecione a opção “MAIS”:
→ Na opção “meus cartões”, selecione o cartão e na sequencia a opção “”bloquear cartão””.
Agora, se você já procurou por todo canto e seu cartão sumiu de vez, não se preocupe! Você pode solicitar um novo com o gestor de benefícios de sua empresa.

Lembre-se que o cancelamento não terá volta, então tenha certeza de que precise de um novo cartão. 😉

Por favor, verifique seu e-mail na caixa de entrada, na lixeira e não se esqueça de dar uma olhada na caixa de spam também!

Caso já tenha realizado esse processo anteriormente, recomendamos excluir os e-mails antigos, pois alguns provedores, como o Gmail, tendem a agrupar e compactar e-mails semelhantes, o que pode fazer com que você não receba a notificação do novo e-mail. Além disso, evite tentar abrir um link que já tenha expirado.

Caso não receba o link e não consiga realizar a alteração dos seus dados pessoais, recomendamos que entre em contato com nossos canais de atendimento. Estamos sempre prontos para auxiliar! 😃

Onde é aceito

Seu Funcional Multi pode ser usado em lugares que aceitem a Bandeira Mastercard na função crédito, desde que tenha o valor disponível na categoria desejada ou em Saldo livre.

É importante informar que é necessário que você possua saldo suficiente na categoria associada à maquininha daquele estabelecimento (ou, ainda, em Saldo Livre, caso não haja saldo suficiente na categoria específica).

Vamos te explicar melhor como funcionamos, tudo bem?
Nosso sistema determina em qual categoria de benefício uma compra deve ser debitada a partir do código identificador (“MCC”) existente em todas as maquininhas e sites/apps que aceitam pagamentos com cartão de crédito. Então, a dedução em uma categoria não depende diretamente do item que você vai comprar ou do CNPJ da empresa, mas sim desse código (“MCC”) que é escolhido pelo próprio estabelecimento ao passar a aceitar cartões.

Caso o código identificador não se enquadre em nenhum benefício específico, a cobrança ocorrerá automaticamente do Saldo Livre, se houver.

Segue uma lista de onde poderá usar.

Refeição*:

  • Restaurantes,
  • Lanchonetes,
  • Padarias,
  • Apps e sites de delivery de alimentos (como Rappi, iFood, etc.).

*Caso não haja saldo suficiente na categoria “Alimentação”, este saldo também poderá ser usado para pagar mercados, sacolões, e outras vendas de laticínios, carnes, peixes e produtos alimentícios. Caso você possua o benefício livre para ambos os usos (Refeição/Alimentação), confirme com o seu gestor de benefícios.

Alimentação**:

  • Padarias,
  • Mercados,
  • Sacolões,
  • Apps e sites de delivery de alimentos (como Rappi, iFood, Cornershop, Shopper, etc.),
  • Outras vendas de laticínios, carnes, peixes e produtos alimentícios.

**Caso não haja saldo suficiente na categoria “Refeição”, este saldo também poderá ser usado para pagar Restaurantes e Lanchonetes. Caso você possua o benefício livre para ambos os usos (Refeição/Alimentação), confirme com o seu gestor de benefícios.

Mobilidade:

  • Apps de compra de passagem (como RecargaPay, Kim Recarga etc.);
  • Redes de transporte privadas (como Uber, 99, Cabify, etc.);
  • Postos de gasolina;
  • Aplicativos de abastecimento de combustível (como Shell Box e Ipiranga Abastece Aí);
  • Estacionamentos;
  • Pedágios (como Sem Parar, Veloe etc.);
  • Redes de aluguel de bicicletas e patinetes (como Bike Itaú, etc.);
  • Locadora de automóveis (como Localiza, Movida, Unidas, Hertz etc.).

 

Saúde:

  • Farmácias;
  • Drogarias;
  • Clínicas de vacinação.

 

Saldo Livre:

Aceito em qualquer estabelecimento que aceite cartão de crédito Mastercard à vista, sem restrições, já que não é considerado um “benefício”, mas sim uma premiação.

A categoria Alimentação é como um passe livre para uma série de estabelecimentos, seja com comidas prontas ou ingredientes naturais.

Veja só alguns exemplos:

  • Mercados, supermercados, hipermercados, atacadistas;
  • Sacolões/Hortifrutis;
  • Açougues;
  • Lojas que vendem laticínios, peixes e todo tipo de comida gostosa;
  • Aplicativos de entrega (iFood, Rappi, etc.).

 

A prioridade de cobrança varia dependendo de onde você usa. Se não houver saldo suficiente nessas categorias, a cobrança acontece no Auxílio Alimentação.

Só um detalhe: o Funcional Multi só pode cobrar de uma categoria de benefício por vez. Portanto, para usar a categoria Alimentação ou Refeição, precisa ter o valor total disponível em uma dessas. Bom apetite! 😄🛒🍔💳

Sim, porém precisa utilizar o benefício do Saldo Livre ou seu saldo do CashCare! Esses comércios não se encaixam nas categorias Refeição, Alimentação, Benefício Farmácia e Mobilidade.

Agora, caso tenha esta opção em seu cartão, Funcional Multi, não perca tempo de realçar sua beleza em barbearias, salões, estética – desde que eles aceitem crédito à vista. 💇💅

Ah, lamentamos, mas aqui vai a explicação! Lojas como Americanas, Magazine Luiza, Havan, Submarino e similares, online ou físicas, têm um código genérico (MCC). Quer saber mais sobre o MCC? Acesse o link do artigo abaixo:

Códigos de categoria de comerciante (MCC)

E é por esse código que nós categorizamos as transações, mas quando o código é genérico desse jeito, ele se encaixa apenas em carteiras com saldo livre. 

Sim, claro! É super fácil. Basta cadastrar o número do seu Funcional Multi como meio de pagamento em aplicativos desse tipo, sempre selecionando a função “Crédito Mastercard à vista”.

Veja como é simples!

Ao usar o Funcional Multi como forma de pagamento direto nesses aplicativos, a cobrança total será priorizada na categoria Refeição. Se não houver saldo suficiente nessa categoria, o valor total será automaticamente debitado da categoria Alimentação (lembrando que essas categorias são equivalentes, sem diferença entre elas!).

E se, por acaso, não houver saldo em nenhuma dessas duas categorias específicas, a cobrança será automaticamente feita a partir do Saldo Livre, caso haja disponibilidade.

Com seu benefício de Mobilidade, a estrada não tem fim! Dá uma olhada em onde você pode usar 🚗🚲:

  • Apps de passagens (RecargaPay, Kim Recarga, etc.)
  • Serviços de carros particulares (Uber, 99, Cabify, etc.)
  • Postos de gasolina
  • Apps de abastecimento (Shell Box, Ipiranga Abastece Aí)
  • Estacionamentos
  • Pedágios (tipo Sem Parar)
  • Locadoras de carros (Movida, Localiza, etc.)
  • Aluguel de bikes e patinetes (Bike Itaú, Grin, etc.)

Pode sim! Geralmente, as maquininhas dos postos de combustível estão configuradas para debitar da categoria Mobilidade. Mas, vale lembrar que essa classificação é feita pelo próprio estabelecimento, ok?

Se você não tiver o valor total disponível na categoria Mobilidade, o débito será feito no Saldo Livre, se houver.

Aqui vai uma dica: você pode usar seu saldo de Mobilidade (ou Saldo Livre, se não tiver saldo disponível em Mobilidade) para pagar compras nos aplicativos das redes de combustível, como “Ipiranga – Abastece aí” e “Shell Box”. 🚗💳

Todos! Isso mesmo, todos!

Se você tem Saldo Livre, pode usá-lo para comprar o que quiser em qualquer lugar que aceite cartões de crédito Mastercard no modo à vista, seja em lojas físicas ou online. E se você não tem um cartão físico, não tem problema! Use o Saldo Livre online em qualquer site ou app que aceite cartões Mastercard no modo à vista. 😄💳🛍️

Com certeza! Você pode usar o Funcional Multi para fazer compras online em diversos sites e aplicativos. Basta inserir os dados do cartão (nome impresso, número, data de validade, CVV) como método de pagamento no momento do checkout. 

Lembre-se de que as regras de utilização de cada categoria de benefício também se aplicam aos sites e aplicativos.

Para garantir ainda mais segurança, recomendamos o uso dos dados do cartão virtual, que estão disponíveis no aplicativo. 😄🛒💳

Saldos e pagamentos

É importante saber que, como somos um meio de pagamento, não temos ação de realizar estornos ou cancelamentos de compras. Somente o estabelecimento onde você fez a compra tem a autoridade para fazer isso.

Após o estabelecimento confirmar o estorno (seja parcial ou total), a bandeira Mastercard geralmente leva cerca de até 30 dias corridos para processar a transação e enviá-la para nós. 

Se o estabelecimento tiver efetuado o estorno há mais de 30 dias e o valor ainda não estiver refletido no seu Funcional Multi, não hesite em entrar em contato através dos nossos canais de atendimento.

Estaremos felizes em ajudar a verificar o que aconteceu! 😊🛍💳🕒

Absolutamente! O saldo dos benefícios Alimentação, Restaurante, Mobilidade e Carteira Livre se acumulam de um mês para o outro e não tem data de validade. Apenas o benefício Farmácia que não é cumulativo, pois possui critérios diferentes.

De acordo com a Lei 14.442, os valores depositados pela sua empresa nas categorias Alimentação ou Refeição agora estão sujeitos a uma restrição automática, por isso não podem ser transferidos. Isso garante que o uso desses benefícios seja direcionado para a finalidade original da Lei, que é a compra de alimentos, conforme estabelecido na nova legislação sancionada em setembro/2022.
Por enquanto ainda não é possivel utilizar o Funcional Multi para saque do benefício, mesmo em carteiras de saldo livre. Mas fique atento às novidades, em breve teremos mais esse benefício disponível para você!

Não encontrou o que precisava?

RH, você está a poucos passos de deixar sua empresa mais funcional.

Contrate o cartão que oferece mais benefícios para retenção de colaboradores


Contato

Contrate o cartão que oferece mais benefícios para retenção de colaboradores


Login